quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Vale mesmo a pena?

Vale mesmo a pena?
Vale mesmo a pena trabalhar várias horas por dia, se dedicar tanto ao trabalho e terceirizar a educação dos filhos?
Acho que o maior desafio encontrado pelos pais é o equilíbrio do tripé: pessoal, profissional e financeiro. Como é difícil achar o centro de gravidade dessa base triapoiada. Parece que tem sempre um pesando mais, geralmente é a base pessoal.
Tenho experiência dos dois lados, já fui aquela mãe que saia as 6 da manhã e sem hora para voltar. Já vivi também dedicação exclusiva aos filhos. E conclui que não tem certo e errado, cada mãe faz o que pode e o que consegue porém acredito que vale a pena nos questionarmos, vale mesmo a pena tantas horas de trabalho?
Quando estava trabalhando freneticamente a culpa da ausência me corroia, eu não conhecia os amiguinhos da escola dos meus filhos, os pais, a escola, as tarefas de casa, o cotidiano, o que comia, o que brincava... eu era ausente mesmo tentando ser tão presente porque afeto, carinho e atenção é muito mais gostoso e prazeroso com contato físico. Mas eu preferia não ver isso, não queria acreditar, afinal, trabalhar também era muito bom...eu havia estudado muito, me esforçado bastante para o emprego que tinha e o dinheiro que ganhava era muito bom também. Mas a pergunta não saía da minha cabeça: vale mesmo a pena?
Quando decidi largar tudo por eles e para eles, foi muito difícil pois grande parte de mim seria esquecida porém outra nascia: a engenheira, mãe, que se tornou presente, literalmente. Além disso, tivemos que passar por uma adequação financeira e social... não dava para viajar tanto, para tantos almoços fora, lanches, roupas... Resolvi investir no que realmente fica, o amor!
Posso afirmar que a presença física é importante demais para a educação e formação de caráter dos pequenos.
Com o passar do tempo, fui fazendo pesquisas e alguns estudos ,percebi que não estava sozinha... tem muitas como eu. Tem muitas mães com carreiras descarrilhadas por causa dos filhos e família.
Muitas que largaram tudo, outras diminuíram a carga, algumas com novas profissões na busca do ser mãe e profissional e muitas outras trabalhando bastante pois não podem e não conseguem diminuir o ritmo.
O fato é: vale mesmo a pena?
Há tantas crianças abandonadas em casa, crianças sem alguém para contar seu dia, suas conquistas...
Vou te contar a verdade... para mim, está valendo muita a pena poder curtir eles!


8 comentários:

  1. Nunca tive essa experiência de largar tudo e ter dedicação exclusiva as minhas filhas mas já vivi o outro lado e na minha experiência não valeu a pena. A culpa me corroeu demais e ouvir outras pessoas me contando sobre o dia a dia das minhas filhas me dava muito raiva, raiva de mim, ciúmes daquela pessoa ter vivudo aquele momento no meu lugar. Hoje tento encontrar um equilíbrio. Reduzi a carga horária e o orçamento. Mas estou muito mais feliz! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Eu também morria de ciúmes de quem passava os dias com eles. Acredito que reduzi a carga ainda é a melhor saída. Adorando as trocas de experiências... não estamos sozinhas. beijossss

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu não posso diminuir minha carga horária de trabalho. Sou sozinha, não tenho ninguém para me ajudar financeiramente e Icaro depende de mim em todos os aspectos. Fico muito triste, pois não foi isso que busquei para minha vida nem para vida dele. Peço a Deus todos os dias que mude essa realidade e eu consiga estar presente na vida de meu filho com mais dedicação. Sei que ele fica com minha mãe e não poderia ficar com uma pessoa melhor, que o amasse tão quanto eu o amo.
    Quando eu estou com ele busco me dedicar ao máximo, mas eu sinto que falta alguma coisa. Eu amo demais meu filho, demais e dói muito quando preciso pensar nisso sabe? Não posso mudar essa realidade!
    Bem se eu pudesse eu largaria tudo ou reduziria minha carga horária de trabalho para viver a maternidade. Fico com receio do tempo passar. Tenho pavor que o tempo passe.
    Vale a pena sim Alane! Vale muito a pena! Pode ter certeza que muitas mães gostaria de viver exatamente assim por acreditar e sentir que o amor de uma mãe para o filho é o maior amor desse mundo. E o amor de um filho por uma mãe tb é o maior desse mundo.
    Estou amando o blog! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eterno sentimento de culpa dentro de nós mães nos agustia muito. beijos e obrigada por participar

      Excluir
  4. "...eu era ausente mesmo tentando ser tão presente porque afeto, carinho e atenção é muito mais gostoso e prazeroso com contato físico." Que todas as mamaes, quer trabalhem ou nao, tenham a oportunidade de se dedicar verdadeiramente aos filhos. Parabens por sua iniciativa, Alane. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Te admiro muito! Só quem sabe a excelente profissional que você é e a linda carreira que estava trilhando é que pode ter uma ideia do que você abriu mão... Que bom que você pôde seguir seu coração, que bom te ver tão plena e feliz! Você não precisava nem falar que valeu a pena porque quem te conhece sente que valeu MUITO a pena.
    Que sua história sirva de inspiração e reflexão... Fala uma mãe de um bebezinho de 2 meses, que já se divide entre a necessidade de trabalhar e a amamentação exclusiva. :*

    ResponderExcluir
  6. Aiii amiga! Me emocionei com suas palavras pois vc conheceu todo meu inicio da vida profissional. Até hoje tenho consciência de como foi difícil largar tudo ... eu gostava muito do que fazia e vinha sempre crescendo... mas ai virei mãe e o foco mudou. Talvez se tivesse mais apoio da empresa, mais flexibilidade... Sou muito feliz com a escolha que fiz! Eternas saudades de vc!!!

    ResponderExcluir