quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A mãe que tentou amamentar mas a engenheira não deixou

Que o leite materno é rico em nutrientes e é super importante para qualquer criança já está bem sabido no mundo materno porém amamentar não é fácil, principalmente no início do processo.

Amamentação é muita entrega, renúncia, sofrimento, dor, desespero, mas também tem muito amor envolvido, saciar a fome de um filho é maravilhoso, ver aqueles olhinhos vidrados em você, aquela mãozinha com cheirinho gostoso... eu amava amamentar.
Quem consegue vencer os obstáculos colher os frutos maravilhosos dessa luta.
Há quem não goste, não quer, desistiu, não conseguiu, complementou ... eu consegui ter livre demanda até a outra Alane entrar em cena, a engenheira.
No meu primeiro dia de trabalho pós licença foi sofrido, deixei minha pequena com a babá. Apesar de ter conversado bastante com ela, ver aquela carinha olhando para mim doía no coração.
Levei todo material para poder tirar o leite durante o dia no trabalho. Quando meus seios começaram a ficar cheios fui ao banheiro para tentar tirar. Procurei uma cadeira, não tinha. Sentei então no vaso sanitário, não tinha onde apoiar a mamadeira, a bomba de tirar leite ... ainda assim conseguir tirar alguns mls. Percebi que não tinha geladeira perto, só no refeitório que era distante e compartilhava várias outras coisas, confesso que fiquei receosa de deixar a mamadeira lá. Guardei em um isopor que tinha levado. Meus seios não parava de encher, já estava doendo muito, inchados, veias super dilatadas. Em certo momento do dia entrei em uma reunião, lotada de homens e poucas mulheres. Eu não parava de pensar na minha bebê, meus seios formigavam e com isso eu sabia que ela queria mamar mas não estava perto... Em dado momento uma amiga me alertou, apontou para minha camisa, quando dei por mim estava molhada de leite. Corri para o banheiro e não tinha o que fazer, tudo molhado, meus seios lotados de leite e eu rezando para que o dia terminasse.

Com o passar dos dias meu leite foi diminuindo, o estoque em casa acabando, início do Nan, introdução com frutas e o sentimento de culpa só aumentava.
Eu quis muito amamentar, eu tinha bastante leite mas a distância do trabalho - casa, as dificuldades em tirar o leite materno e a falta de apoio empresa - trabalhador  não  favoreceram .
Vou te contar a verdade ... perder momentos que não voltam, não vale a pena.

2 comentários:

  1. Todas as suas palavras não poderiam descrever melhor a nossa realidade. Confesso que ainda tenho sentimento de culpa por deixar meu filho todos os dias em casa, e ter que trabalhar. E sinceramente acho que vou ter que aprender a conviver com esse sentimento e isso é triste. Já começo a semana pensando no próximo final de semana, e olhando o calendário para verificar os feriados. A verdade é que temos que aproveitar todos os momentos com nossos filhos, cada segundo que passamos com eles é precioso, e não tem preço. Bom saber que não sou a única a ter esses sentimentos, não estamos sozinhas mamães. ;)

    ResponderExcluir
  2. Não estamos sozinhas e cada vez mais tenho certeza que nosso grupo é grande!

    ResponderExcluir